Blogodependente

Esta é uma sátira feita pelo programa de humor da SIC , uma emissora de televisão de Portugal, tratando da "Blogodependencia" e da criação da "Associação de Bloggers Anónimos".

Analisando de maneira simplista, vejo como um fenomeno social que cresce de tal maneira, dentro daquilo que conhecemos como Web 2.0, que acaba por abrir espaço dentro dos programas de humor. Nenhum programa de humor se daria ao trabalho de produzir um video que seus telespectadores não compreendesse do que se trata. Portanto, estamos vivendo plenamente a Web 2.0, onde criamos uma "blogodependencia", seja como produtores de informações (diria mais repetidores de informação) ou como consumidores destas informações.

Quando falo em repetidores de informação, os blogs tem se transformado em um agregador de conteúdos, para públicos-alvo determinados, como por exemplo educacional, tecnologia de ponta, humor. A informação de maneira geral vem dos grandes produtores, as agências de notícia. Os jornais e portais de notícias reproduzem estas informações, que são posteriomente (e quase que sempre com atraso) agregadas, manipuladas (humor em imagens) e então publicadas nos respectivos blogs. No Brasil, um fenômeno gerado a partir desta utilização de informações de outro blog deu origem ao termo "Kibar", relacionado a um blog/site de humor que copia posts e informações de outros e apresenta como suas, sem as devidas citações de origem.

Outro fenomeno que tenho observado nos blogs que visito é a inserção de marketing, seja ele viral ou mesmo patrocinado. A distribuição de prêmios, posts exaltando um determinado produto, muitas vezes disfarçados de vídeos inteligentes e engraçados, de imagens "subliminares" ou mesmo da estampa da marca de produtos de consumo, leva uma parte dos seus consumidores a se deixar levar para estas propagandas, enquanto outra parte se afastará, deixando assim de visitar e até mesmo de propagar o blog.

Mais que pensar em ganhar dinheiro, é preciso ganhar prestígio com informações claras, concretas, e principalmente limpas. O consumidor do blog chegou ali por interesses comuns com o do produtor do blog. Se ao longo do tempo este criador muda seu direcionamento, seu produto, sua maneira de apresentar o que ele inicialmente propos, ele mudará também o seu público, podendo perder o interesse e acabar no "limbo".

Mas vamos aos dois vídeos.



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