FICOD 2007 - Foro Internacional de Contenidos Digitales

Mesa redonda: “Formación y contenidos: aprender y enseñar digitalmente”
6 de noviembre a las 17h30
WebBlog do Evento

Francis Pisani, uno de los periodistas que más sabe de nuevos medios y también de educación, no en vano ha sido profesor en Universidades como la de Berkeley;
Javier Nadal, responsable de Educared, de la Fundación Telefónica;
Enrique Dans, que aparte de ser uno de los bloggers más conocidos en España, es profesor en el IE;
Antonio Iglesias, presidente del Grupo Santillana;
Juan Pablo Ferrero, director de desarrollo de negocio en educación de Intel;
Miguel Ferrando, Vicerrector de Tecnología y Comunicaciones de la UPV, y
Marta Pastor, periodista, blogger, y conductora de esta mesa.


Algumas anotações relvantes e relacionadas ao uso da tecnologia no campo educacional. Proponho uma reflexão a medida que se lê o texto.


Neologismos utilizados para conceituar ações na Internet: cyberliteracia, wikeperado;
- Será necessário reiventar, renovar o léxico ao se falar de ações e sujeitos na Internet?
- A língua, seja ela qual for utilizada, é viva e por isso encontra no seu usuário uma maneira de interagir, mesmo sendo através de neologismos?



O investimento em tecnologia não deve se restringir apenas aos equipamentos,mas também, na preparação e qualificação de professores;
- Seriam os próprios professores os responsáveis por se capacitarem para o uso de novas tecnologias com o pressuposto de que ficariam um passo atrás caso não fizessem?
- Esta estrutura maior que trabalhar com tecnologia supõe seria responsável em capacitar mais pessoas, além de professores, para suportar os trabalho extra que a tecnologia traz?
- Trabalhar com tecnologia educacional facilita o trabalho de professores e alunos? Aumenta a probabilidade do aprendizado na escola?



Dados relevantes sobre o uso de tecnologia na educação espanhola: 98% dos professores fazem uso da Internet, porém somente 64% a utilizam em suas aulas e na sala de aula; O investigador usa powerpoint em apresentações , contudo na sala de aula somente o tradicional giz e quadro;
- Professores são professores ao utilizarem a Internet? Qual a porcentagem de tempo que utilizam trabalhando na Internet e qual o tempo dedicado ao ócio?
- Por que muitos professores pregam o uso de inovações (em se tratando de metodologias e tecnologias) em paletras ,para a melhora do processo de ensino aprendizagem, porém no seu dia a dia continuam com o ensino tradicional, centrados no professor?



99% das músicas estão digitalizadas, somente 20% dos livros; A questão dos contéudos digitais não se passa apenas na digitalização de livros mas também nas metodologias e na relevância que estes conteúdos terão ao serem digitalizados .
- Qual a porcentagem de uso real de tecnologia em sala de aula e qual a porcentagem de metodologias que utilizam tecnologia porém de maneira tradicional?
- Os conteúdos digitalizados são inovadores, desafiadores para os alunos ou apenas desmotivantes como a própria escola?
- A tecnologia utilizada com o objetivo de ensinar e aprender motivam os aluos em sala de aula ou só são motivantes quando estão realcionados com diversão?



A desordem dos contéudos da Internet não impede encontrar o conhecimento, a vontade e a participação política;
- A Internet é do interesse dos usuários para o exercício da cidadania, para a participação política, mudanças na sociedade?
- O quanto isso é relevante para a vida do usuário?
- O quanto a desordem da internet influência no processo de ensino aprendizagem e a veracidade dos conteúdos?



Professores x Carga tecnológica;
Pedagogia x Tecnologia;
- Qual a estratégia para estes itens colaborarem entre si ?

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